Segundo maior da Europa, Porto de Antuérpia é tema no Santos Export

Segundo maior da Europa, Porto de Antuérpia é tema no Santos Export
Brasil é o sexto maior parceiro comercial do complexo, considerado referência internacional.
Fonte: A Tribuna, 12/09/2017.

Foto: Carlos Nogueira/AT (Divulgação).

Foto: Carlos Nogueira/AT (Divulgação).

“Um panorama geral sobre o Porto da Antuérpia, segundo maior da Europa para o frete marítimo internacional, foi apresentado por seu representante no Brasil, Ricardo Sproesser, no primeiro painel da 15ª edição do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, realizado nesta terça-feira (12) no Mendes Convention Center.

Localizado na região central no Noroeste da Europa, o porto, que oferece excelente acesso aos principais centros industriais europeus, apesar de não ter terminais portuários automatizados, é considerado o de maior atividade naquele continente.

Segundo Sproesser, o Brasil hoje é o sexto maior parceiro comercial do Porto de Antuérpia, que no ano passado movimentou 214 milhões de toneladas entre fluxos de importação e exportação.

A maior movimentação, de acordo com ele, refere-se a contêineres e equivale à metade das movimentações realizadas no porto, seguida de granel líquido.

Hoje, a movimentação portuária do Porto de Antuérpia impacta em 5% o Produto Interno Bruto (PIB) da Bélgica.

Este ano, a comunidade portuária se juntou à cidade, universidades e empresas de tecnologia digital para obter informações importantes sobre as movimentações portuárias em Antuérpia.

Os dados, segundo o representante do porto no Brasil, hoje não estão organizados e estão restritos aos que estão envolvidos nas operações portuárias. No futuro, esses dados, conforme Sproesser poderão ser utilizados para uma gestão mais eficiente do tráfego fluvial e também para a expansão portuária”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>