Portos Catarinenses: a melhor infraestrutura do Brasil

Portos Catarinenses: a melhor infraestrutura do Brasil.

A Time Log Agenciamentos está situada em Santa Catarina que hoje conta com o melhor complexo portuário do Brasil, incluindo os portos de São Francisco do Sul, Itajaí e Imbituba, somado aos novos portos de Navegantes e Itapoá.

Estes exportam e importam mercadorias do país inteiro, onde os armadores oferecem escalas para os cinco continentes, seja em serviços diretos ou com transbordo.

As cidades portuárias oferecem também vários terminais privativos. Todos os portos estão próximos à rodovia BR 101 que liga os três estados do sul e também ao estado de São Paulo.

Abaixo um breve resumo destes portos, que fazem parte da melhor infraestrutura do Brasil.

Porto de Itajaí: Há registros sobre o Porto de Itajaí que datam de 1905, mas, somente por volta de 1914, foram construídos 700 metros lineares do molhe Sul e, mais tarde, realizadas outras obras, incluindo as do molhe Norte. Sendo tradicionalmente um porto de carga geral, o Porto de Itajaí vem apresentando um crescimento surpreendente nos últimos anos. Atualmente responde pela segunda posição no ranking nacional de movimentação de contêineres.

Portonave: 2007 foram concluídas as obras da Portonave, em Navegantes/SC, idealizada pelo empresário Agostinho Leão e vários empreendedores da região, onde no dia 21 de outubro, atracou o primeiro navio no terminal, o MSC Uruguay.

Em 2008, através de sua movimentação, conseguiu projetar o eixo Itajaí-Navegantes na cena logística mundial.

Porto Itapoá: Iniciou suas operações em junho de 2011 no litoral norte de Santa Catarina. Sua localização é bem estratégica: integra a Baia da Babitonga, com características seguras e facilitadas para a atracação dos navios. Com águas calmas e profundas a baia é ideal para receber as embarcações de grande porte, uma tendência cada vez mais adotada na navegação mundial. Possui uma estrutura capaz de movimentar 500 mil TEUs por ano e, já iniciou seu projeto de expansão, que possibilitará a movimentação de dois milhões de TEUs anualmente. É considerado um dos mais modernos terminais do mundo, insere o município de Itapoá/SC como grande opção para os exportadores/importadores.

Porto de São Francisco do Sul: Data de dezembro de 1912 a intenção de se implantar uma estação marítima na Baía de São Francisco do Sul/SC, mas a obra não foi efetivada. Somente no início de 1945 que as obras começaram devido o decreto n° 6.912 de 1941, onde foi outorgada uma nova concessão da União para o Governo do Estado, por um período de 70 anos. A inauguração foi no dia 1° de julho de 1955.

É reconhecido pelo dinamismo e agilidade nas operações. Em boa parte, isso se deve à parceria com grandes empresas que compõem o corredor de exportação instalado na zona primária do Porto.

Porto de Imbituba: Situado no centro sul do litoral do estado de Santa Catarina, o Porto de Imbituba foi construído em uma enseada aberta ao mar, possuindo águas abrigadas e profundas. Sua bacia de evolução tem condição invejável de profundidade e dimensões. O canal de acesso ao porto é igualmente profundo, permitindo a navegação de navios de grande porte a qualquer hora do dia e da noite. Possui grande capacidade de crescimento devido ao tamanho de sua retaguarda. Por seus berços, movimentam-se granéis sólidos e líquidos, congelados, contêineres e carga geral. Com destaque nas importações de fertilizantes, coque, milho, sal e barrilha e nas exportações de congelados, açúcar e contêineres.

Maiores informações, entre em contato conosco: timelog@timelognet.com e no telefone: (47) 2103-9200.